segunda-feira, 12 de março de 2012

Próxima aula de redação/preparatório

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO/DISCURSIVA

1.    Aspectos formais – linguagem (grau de formalidade; adequação à situação comunicativa)
2.    Aspectos textuais – estruturação dos parágrafos (unidade lógica e coerência das ideias entre as partes do texto); adequação ao tema proposto e ao gênero (descrição, narração, dissertação/argumentação).
3.    Aspectos discursivos – coesão textual; coerência externa e interna, clareza das ideias e concisão, aprofundamento dos argumentos apresentados, adequação semântico-pragmática.

NÍVEIS DE LINGUAGEM
1. A linguagem popular ou coloquial
É aquela usada espontânea e fluentemente pelo povo. Mostra-se quase sempre rebelde à norma gramatical. Está presente nas mais diversas situações: conversas familiares ou entre amigos, anedotas, programas de TV, novelas, expressão dos estados emocionais, etc.
2. A linguagem culta ou padrão
É aquela ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências em que se apresenta com terminologia especial. É usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais. Mais comumente usada na linguagem escrita e literária, reflete prestígio social e cultural. É mais artificial, mais estável, menos sujeita a variações.
3. Gíria
Considerada um estilo que se integra à língua popular, tendo em vista que nem todas as pessoas que se exprimem através da linguagem popular usam-na, a gíria relaciona-se ao cotidiano de certos grupos sociais que vivem à margem das classes dominantes: os estudantes, esportistas, prostitutas, ladrões como arma de defesa contra as classes dominantes. Esses grupos utilizam a gíria como meio de expressão do cotidiano, para que as mensagens sejam decodificadas apenas pelo próprio grupo.
4. Linguagem vulgar
Existe uma linguagem vulgar, ligada aos grupos extremamente incultos,. Na linguagem vulgar multiplicam-se estruturas com “nóis vai, ele fica”, “eu di um beijo nela”, “Vamo i no mercado”.
5. Linguagem regional
Regionalismos ou falares locais são variações geográficas do uso da língua padrão, quanto às construções gramaticais, empregos de certas palavras e expressões e do ponto de vista fonológico. Há, no Brasil, por exemplo, falares amazônico, nordestino, baiano, fluminense, mineiro, sulino.

TÍTULO, TEMA E PARÁGRAFO
            No cotidiano, as pessoas expõem pontos de vista, defendem ideias, questionam diversos assuntos, seja oralmente, seja por meio da escrita, procurando convencer o interlocutor ou leitor de seu ponto de vista. Para isso é importante a organização das ideias na elaboração de um texto. Também se deve observar a definição do tema, a articulação adequada entre os parágrafos e a estruturação do texto em partes relacionadas entre si.
Título - indica o assunto e individualiza o texto. Localiza-se antes do primeiro parágrafo.
Tema - é a ideia-núcleo do texto que permite discutir mais de uma posição sobre o mesmo assunto. Localiza-se, em geral, na introdução.

Distinção entre título e tema
Título
O poder da imprensa

Tema
A imprensa exerce uma grande influência no comportamento das pessoas.

Título
A engenharia genética

Tema
As pesquisas na área de engenharia genética criam uma série de polêmicas em torno da limitação do trabalho científico.

Título: Mãe, cadê você?
Tema: A solidão de um jovem longe de casa

            Se em um exercício de redação lhe fosse dado, por exemplo, como título O computador, você deveria selecionar o conteúdo do tema para a discussão, que poderia ser um destes: a utilização do computador nas empresas revoluciona o mercado de trabalho; a substituição do homem pela máquina vem aumentando a onda de desemprego; o uso do computador cria maior fonte de recursos para o trabalho humano; o computador começa uma nova era na educação; a vida familiar muda com a chegada do computador; a tecnologia abre caminhos para o avanço da medicina. Esses e muitos outros temas poderiam ser explorados, numa redação com o título: O computador.

O PARÁGRAFO
            O parágrafo é marcado por um ligeiro afastamento com relação à margem esquerda da folha e possui extensão variada: há parágrafos longos e parágrafos curtos. O que determina a extensão do parágrafo é a unidade temática, já que cada ideia exposta na redação deve corresponder a um parágrafo; por isso você poderá encontrar parágrafos longos e parágrafos de uma linha apenas.
            As dissertações, normalmente, costumam ser estruturadas em quatro ou cinco parágrafos (um para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para a conclusão).
            É claro que essa divisão não é absoluta. Dependendo do tema proposto, da abordagem que se dê a ele, ela poderá sofrer variações. Mas é fundamental que você perceba o seguinte: a divisão da dissertação em parágrafos (cada um correspondendo a uma determinada ideia que se desenvolve) tem as funções de facilitar, a quem escreve, estruturar o texto coerentemente, e possibilitar, a quem lê, uma melhor compreensão do texto em sua totalidade.
            Mas o que é propriamente um parágrafo? Veja o que diz Othon M. Garcia:
            “O parágrafo é uma unidade de composição, constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”.                                                                     Garcia Othon, M. Comunicação em prosa moderna – RJ 1978
           
             Essa definição, evidentemente, não se aplica a todo tipo de parágrafo: trata-se de um modelo de parágrafo (parágrafo-padrão), que, por ser cultivado por bons escritores modernos, o aluno poderá imitar.
            O parágrafo-padrão apresenta a seguinte estrutura: tópico frasal: período que contém a ideia central do parágrafo; desenvolvimento: explanação do tópico frasal; e conclusão.
            Nem todos os parágrafos apresentam esta estrutura. Em parágrafos curtos e naqueles em cuja ideia central não apresenta complexidade, a conclusão costuma não aparecer. O importante é que você treine bastante a construção de parágrafos, procurando redigir o tópico frasal de forma clara, pois, como vimos, é nele que está contida a ideia que será desenvolvida.
            Para que você tenha ideia das diversas possibilidades de estruturação de um parágrafo, vamos ler o texto de Cláudio Abramo:
Inventário da infância perdida
Um homem é feito na infância, aperfeiçoado na adolescência e cristalizado na idade madura. Depois dos quarenta a existência humana, a não ser para os asiáticos, que têm o segredo da vida longeva e produtiva, assinala realmente uma decadência interminável, até que ela se torna insuportável: toda razão da vida se concentra em algumas coisas muito específicas, em seres, sobretudo, e daí o conflito que se trava no interior de cada ser humano quando aquilo que ele quis ser para duas, três ou quatro pessoas – pois é nisso que se concentra a nossa vida – deixou de ser o que realmente se quis ser ou parecer.
Mas uma grande parte de nossa vida é desenhada muito cedo, quando se inicia o que alguns românticos chamam de aventura humana e que aos poucos vai se transformando numa incansável continuidade de diminutas frustrações e pequenos embates corporais com a realidade, frustrações que depois se transformam em fontes de amargura.
(...)
O que é a infância, no fundo, senão um período de nossa vida tal como nós o olhamos, depois de adultos: é a versão que se sobrepõe, poderosa, sobre a realidade, e essa versão, por mais suscetível de ser destruída pela análise fria, é a que prevalece e guia nossos passos, por anos intermináveis.
Todo mergulho na infância é ao mesmo tempo doloroso e doce, como aqueles diminutos pratos chineses que misturam gostos e odores. Assim, eu, por exemplo, me lembro, quando faço muita força, de trechos de minha infância: não consigo lembrá-la toda, ou largos períodos dela, talvez porque o que foi doloroso nela tenha sido abundante e mais avassalador do que o que foi doce.
(Abramo, Cláudio. In: A regra do jogo. São Paulo. Companhia das Letras, 1989)

            No primeiro parágrafo do texto de Cláudio Abramo, o autor nos apresenta a ideia central (tópico frasal) em mais de um período: o primeiro período - “Um homem é feito na infância, aperfeiçoado na adolescência e cristalizado na idade madura.”- está centrado numa ideia de gradação crescente; já o início do segundo período - “Depois dos quarenta...assinala realmente uma decadência interminável” - quebra o ritmo ascendente do primeiro período, introduzindo uma ideia que se opõe à ideia anterior.
            Na sequência, outras ideias se agregam à central: a razão da vida, o conflito motivado pela distância entre o ser e o não-ser. No todo, o parágrafo apresenta-se bem articulado, com sentido completo. Tanto que os parágrafos seguintes estabelecem uma relação de significado apenas com a primeira oração do primeiro parágrafo: “Um homem é feito na infância”.
Parágrafo é uma unidade de texto de tamanho variável em que, a partir de uma ideia principal, desenvolvem-se ideias secundárias relacionadas entre si. É indicado pela mudança de linha e por um pequeno espaço deixado na margem esquerda do texto.

OFICINA DE PRODUÇÃO
Observe as imagens abaixo e dê, para cada uma delas, um título. A seguir, defina o tema das imagens e escreva um parágrafo (introdução) a cada uma delas.
Título:_________________________________________________________________
Tema:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Parágrafo:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Título:_________________________________________________________________
Tema:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Parágrafo:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OFICINA DE PRODUÇÃO

1-    Observe as imagens abaixo para atender ao que se pede:

         
                                                             Imagem 1
                                                               

                                                           Imagem 2                                                                    



                                                            Imagem 3

                                                                          

                                                           Imagem 4


a)    Dê um título e elabore um tema para cada uma das imagens;
b)    Com base na sequência observada, crie um parágrafo para cada uma das imagens, de modo que os parágrafos formem um texto completo.

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