sábado, 10 de março de 2012

Material de Redação, para o preparatório

Redação nos concursos
A redação nos concursos normalmente tem como objetivo testar os alunos para aferir sua capacidade em redigir textos coerentes, coesos e com progressão discursiva consistente. Entre os tipos de textos mais comuns estão: dissertação-argumentação e narração; raramente a descrição é solicitada.
O texto argumentativo tem sido o mais solicitado nas propostas de redação por exigir mais o raciocínio do candidato ao analisar o tema fornecido com a finalidade de defender sua opinião sobre ele.

Critérios de avaliação
Os critérios podem variar de instituição para instituição, mas em todas há aspectos comuns. Quais sejam:
I - Apresentação:
Legibilidade do texto escrito; indicação dos parágrafos respeitada; sem rasuras.
II - Estrutura Textual:
Introdução; desenvolvimento; conclusão.
III - Conteúdo:
Adequação ao tema proposto; progressividade do tema; coerência; coesão; originalidade e criatividade no tratamento dado ao tema.
IV - Expressão:
Estrutura sintática (orações); concordância; acentuação; ortografia; pontuação.

Uma boa redação apresenta:
Tema desenvolvido no tipo de texto exigido;
Vocabulário adequado ao tema;
Sintaxe bem construída;
Argumentos bem fundamentados;
Visão crítica.

Tirando 10 na redação
Todo texto precisa de uma declaração de propósito. Independente do tema sugerido, você irá passar seu ponto de vista acerca dele.
A favor, contra, neutro, não importa, por mais que o examinador concorde ou discorde daquilo que você escreveu, ele não irá aumentar ou reduzir sua nota em virtude disso.
Apesar de estar expressando sua opinião, nem sonhe em usar em sua redação palavras como: "eu acho que", "Na minha opinião", "Eu penso que", procure não escrever na primeira pessoa. Seja o autor, e não o personagem central de sua redação.

“Coisismo”
Muitos estudantes sofrem de coisismo. Eles enfeitam suas redações com coisas aqui e ali. Em uma redação cheia de “coisas” o examinador pode perguntar: “Mas que coisa é esta?”. Procure não ser superficial ao escrever seu texto, e evite o uso da palavra coisa. Exemplo: O protocolo de Kyoto é uma coisa muito boa para o mundo. Enquanto muitas coisas têm sido feitas para melhorar o meio ambiente, muitas coisas foram esquecidas ao longo dos anos. Uma coisa é certa...
Procure objetividade. Uma coisa é apenas uma “coisa”, não dá propósito a sua redação.

Transições
É importante estar atento às passagens em seu texto. Muitas pessoas começam escrevendo sobre seu amigo de infância, comentam a crise na Argentina, fazem referências ao atentado de Nova Iorque e concluem com a reprodução em cativeiro dos pandas na China. 
Seu texto precisa ser coerente do início ao fim, portanto você deve tomar o máximo cuidado para não mudar seu foco durante o desenvolvimento, nem alterar seu propósito no decorrer da redação. Mesmo que o tema seja mantido, tome cuidado para não mudar o propósito ou sua posição do início para o fim do texto.

Não fuja ao tema
O tema sugere uma dissertação sobre a economia mundial, mas você insiste em escrever algumas linhas sobre seu time do coração.
Quando a redação possui um tema, o examinador espera que escreva sobre esse tema. Fugir do tema é zero na redação, e conseqüentemente um adeus a sua vaga, por melhor que tenha sido seu desempenho na prova.
O examinador não espera que você seja um perito em economia mundial, muito menos que saiba todos os detalhes sobre o processo de reestruturação econômica dos países subdesenvolvidos. Ele quer saber se você consegue se expressar de forma compreensível e eficiente através de uma folha de papel, é claro que, sempre focalizado no tema.
Entre os tipos de temas, encontramos:
Objetivos: relacionados aos problemas atuais: sociais, tecnológicos, econômicos etc.
Subjetivos: envolvem o comportamento e sentimentos humanos.
Delimitados: apresentados diretamente sob a forma de uma frase afirmativa ou de uma pergunta a respeito de um assunto.
Abrangentes: apresentados a partir de um ou mais textos de onde se deve extrair diversas abordagens que devem ser trabalhadas na redação.

Texto dissertativo-argumentativo
O texto dissertativo é voltado à exposição de ideias, o argumentativo à defesa das mesmas. No entanto, é difícil encontrar um texto puramente dissertativo, pois raramente alguém somente expõe ideias. Normalmente, as expõe e as defende. Por isso, diz-se que o texto é dissertativo-argumentativo.

Estrutura-padrão

Introdução
A dissertação deriva de uma determinada tese – tomada de posição diante de um tema (ideia-núcleo do texto) -, que será desenvolvida nos parágrafos seguintes.
Como a tese, em geral, é apresentada logo na introdução e continua a ser trabalhada ao longo do texto, identificá-la ajuda a parecer a coerência do que se está lendo e não perder de vista o fio condutor.
Na introdução, o autor do texto dissertativo (o argumentador) pode fazer uma pergunta para o leitor que será respondida no desenvolvimento ou apresentar um exemplo do assunto a ser analisado.

Desenvolvimento
Nessa parte, os argumentos necessários para defender e justificar a tese proposta na introdução devem ser inseridos com coerência e coesão. Faz-se uma seleção de aspectos ou detalhes particulares que ampliam e explicam a ideia-núcleo do texto, de forma ordenada.
Geralmente, utiliza-se um parágrafo para cada argumento. No entanto, essa não é uma regra obrigatória.  Podem ser desenvolvidos tantos parágrafos quantos forem necessários para que a tese seja bem apresentada.
No desenvolvimento, em geral, comprova-se o que foi abordado na introdução, incluem-se dados, informações e argumentos para expor o ponto de vista e converge-se para a conclusão.

Conclusão
Nessa última parte, retoma-se a ideia-núcleo apresentada na introdução e desenvolvida no texto. Recapitulam-se as ideias do desenvolvimento, dando um arremate aos argumentos expostos no decorrer do texto.
A conclusão de uma dissertação pode ser uma síntese das ideias presentes no desenvolvimento, ou apresentar uma nova solução para o problema proposto, podendo até mesmo surpreender o leitor com algo inusitado.

Tipos de argumentos
A eficácia de um texto dissertativo-argumentativo depende da correta seleção e articulação de argumentos. Existem, basicamente, quatro tipos de argumentos a que se pode recorrer:
1)        Baseado no senso comum: fundamenta-se em valores reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas de uma sociedade;
2)        Baseado em citação: cita a opinião de uma autoridade no assunto em pauta;
3)        Baseado em evidências: apresenta fatos (dados estatísticos, pesquisas, informações científicas, exemplos reais ou hipotéticos, etc.) que comprovem a tese.
4)        Baseado no raciocínio lógico: estabelece relações lógicas entre as ideias. Essas relações podem ser de causa e conseqüências, de comparação, de oposição, entre outras.

OFICINA DE PRODUÇÃO

1.    Leia o texto:
“Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é ‘o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.”

2.    Siga as instruções:
Redija um texto argumentativo em que haja: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Observe a estrutura-padrão do texto dissertativo; lembre-se de que você deve expor suas opiniões e ideias, utilizando-se de argumentos bem fundamentados.
Releia seu texto à medida que fizer cada parte e altere o que for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário