Janelas de oportunidades são caminho para aprendizagem: um estudo de caso
Renato Fernando Menegazzo
Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Instituto de Consultoria Educacional PRISMA / Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil
RESUMO
A aprendizagem que ocorre com a utilização da inteligência cognitiva e emocional, depende de um processo interativo no meio em que a pessoa está inserida. Porém, nesse percurso, inúmeras barreiras ou dificuldades podem causar prejuízos. Para prevenir ou corrigir percalços, no âmbito escolar, cabe ao professor estimular a abertura das chamadas janelas de oportunidades, que são os momentos mais propícios de estimulação do cérebro para que o aluno assimile informações de determinada natureza. O presente artigo refere-se a um estudo de caso que relaciona a superação de barreiras que prejudicam a aprendizagem em leitura e escrita, por meio dessas janelas. Ao final do trabalho, após intervenções pedagógicas especialmente preparadas para esse fim, a personalidade envolvida logrou desencadear o aprendizado que se esperava.
Palavras-chave: aprendizagem, dificuldades, janelas de oportunidades, superação.
ABSTRACT
The learning that occurs with the use of cognitive and emotional intelligence, an iterative process depends on the medium in which the person is located. However, this route, many barriers or difficulties can cause damage. To prevent or correct mishaps in the school, the teacher encourage the opening of so-called windows of opportunity that are the most likely time for brain stimulation for the student to assimilate information of a certain nature. This article refers to a case study that relates to overcome barriers that hinder learning in reading and writing, through these windows. At the end of the work, after educational interventions specially prepared for this purpose, the person involved was able to trigger the learning expected.
Keywords: learning difficulties, windows of opportunity, overcome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário