quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Para a galera do 1° Ano

ESTUDO DIRIGIDO
  1. Explique o que é Citosol ou hialoplasma e diferencie ciclose de movimento amebóide.
Citosol é um líquido gelatinoso constituído principalmente por água e proteínas, que preenche o espaço compreendido entre a Membrana Plasmática e a Carioteca, exceto os espaços ocupados pelas organelas. Apresenta elasticidade, contratilidade, coesão, rigidez e mobilidade interna, contribuindo para a adaptação das células a diferentes condições ambientais.
Ciclose é o movimento do citosol principalmente no estado sol (mais líquido, normalmente encontrado no chamado endoplasma da célula), no qual forma-se uma corrente que carrega as organelas celulares e distribui substâncias ao longo do citoplasma.
Movimento amebóide também ocorre com o citosol no estado sol, por meio da formação de projeções denominadas de pseudópodos, que possibilitam a locomoção da célula e a captura de partículas alimentares.
Obs: quando a célula não necessita efetuar movimentos, sua parte mais externa fica no estado gel (mais densa), formando o chamado ectoplasma.
  1. O que são organelas celulares?
Estruturas citoplasmáticas especializadas na realização de determinadas funções que permitem a manutenção da vida na célula.
  1. Aponte duas funções do Retículo Endoplasmático Não-granuloso (liso) e duas do Complexo golgiense.
Retículo – Depósito de Cálcio, produção (síntese) de esteróides e de lipoproteínas, detoxificação (neutralização de substâncias tóxicas para a célula, a exemplo de bebida alcoólica, por meio de aumento na concentração de citocromo P450 nos hepatócitos).
C. G. – centro de armazenamento, transformação e exportação de substâncias, organização do acrossomo nos espermatozóides, síntese de carboidratos para glicoproteínas e glicolipídios, etc.

  1. Relacione o C. G. ao Retículo Endoplasmático Granuloso (rugoso).
Por conter ribossomos acoplados, o retículo sintetiza (por meio dos ribossomos) proteínas que migram para o complexo golgiense, onde serão processadas e/ou ficarão armazenadas. Um inicia um trabalho e o outro completa.
  1. Descreva o citoesqueleto, apontando ainda as funções dos microfilamentos e dos microtúbulos.
Conjunto de microfilamentos, filamentos intermediários de natureza protéica que contribuem com a manutenção da forma da célula e dão sustentação a organelas celulares. Os microfilamentos são formados por actina, proteína contrátil que proporciona adesão entre as células, contração e mobilidade (movimento amebóide). Os microtúbulos são formados pela proteína tubulina. Na divisão celular, compõem as fibras do fuso. Participam também da formação de centríolos, de cílios e de flagelos.
  1. O que são lisossomos, onde são formados e como formam vacúlos digestivos?
Organelas responsáveis pela digestão intracelular.
São formados a partir de vesículas que se desprendem do complexo golgiense.
Pela união com fagossomos.
  1. Em que casos pode ocorrer a autofagia? E a autólise?
Autofagia – quando organelas tornam-se funcionalmente inativas ou em casos de subnutrição, a fim de a célula utilizar suas próprias substâncias como fonte de energia ou como material de renovação de seus constituintes essenciais.
Autólise – nos casos de morte celular programada (apoptose), que ocorre para a renovação de tecidos e órgãos, por meio da remoção de células envelhecidas que precisam ser substituídas por novas; processos patológicos também ocorrem por autólise, como a silicose (doença pulmonar que se manifesta em pessoas que aspiram regularmente pó de sílica).
  1. De que forma os peroxissomos protegem as células?
Fornecendo um ambiente de contenção para a ocorrência da degradação do peróxido de hidrogênio, um subproduto do metabolismo celular. Catalases presentes nos peroxissomos degradam H2O2 em H2O e O.
  1. Diferencie vacúolo pulsátil, digestivo e de reserva.
Pulsátil – responsável pela excreção de água em protozoários cujo meio interno é hipertônico em relação ao meio externo (hipotônico), a fim de evitar a ruptura desses seres unicelulares, devido ao fluxo contínuo de água que ocorre do ambiente ao interior da célula, por osmose.
Digestivo – relacionado com a digestão intracelular.
De reserva – promovem o armazenamento de substâncias (açúcares, sais, óleos, pigmentos, etc) e participam da regulação osmótica da célula vegetal.
  1. De que são formados e que papel desempenham os centríolos nas células animais?
    De túbulos de natureza protéica, organizados em nove grupos de três túbulos, formados a partir dos microtúbulos ocos encontrados no citosol. Atuam no processo de divisão celular, orientando a migração dos cromossomos ao equador das células, bem como na formação e coordenação do movimento dos cílios e flagelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário